Compartilhe este post

Saída do PMDB põe lenha na fogueira do impeachment e evidencia candidatura de Temer à presidência

A debandada do PMDB da base governista acirra as apostas a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, aumentando a probabilidade do seu vice, Michel Temer (PMDB-SP), assumir a presidência e garantir a liderança de sua candidatura no páreo para as eleições presidenciais em 2018. Assim, com o impeachment, o PMDB asseguraria um poderoso cabo eleitoral para eleger Temer daqui a dois anos.

LINHA SUCESSÓRIA

De qualquer forma, a fuga do PMDB do governo era altamente previsível. Isso deve-se basicamente ao tipo de presidencialismo adotado pelo governo Dilma Rousseff, o de coalizão, no qual em momentos de elevada impopularidade, a fuga da base aliada é praticamente dada como certa. A história recente, após a redemocratização, corrobora essa tese: assim foi no governo Sarney, em 1989 após o fracasso do terceiro plano anti-inflacionário; no governo Collor, durante o julgamento do impeachment, e no governo Fernando Henrique Cardoso, em 2002, quando o PFL (atual DEM) se retirou da base governista após divergência em relação a quem seria candidato à presidência.

 

Mas se a impopularidade do governo Dilma promoveu a debandada da base aliada, o que provocou a impopularidade? Nesse caso, o descrédito do governo central deve-se basicamente à recessão econômica e marginalmente às denúncias de corrupção.

processo impeachment

A REAG investimentos não se responsabiliza por quaisquer ações ou decisões baseadas nas informações contidas em suas publicações. Os dados e análises das suas publicações não devem ser tomados exclusivamente como regra para outras publicações, tomadas de decisão, avaliações e/ou julgamentos. Todas as consequências e responsabilidades pelo uso dos dados ou análises desta publicação são assumidas exclusivamente pelo usuário, eximindo a REAG de todas as ações decorrentes do uso deste material. O acesso a estas informações implica total aceitação deste temo de responsabilidade e uso. A reprodução total ou parcial desta publicação é expressamente proibida, exceto com autorização da REAG ou citação da fonte.

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezesseis − 7 =