Compartilhe este post

REAG prevê novo ciclo de alta da Selic em 2016

REAG prevê novo ciclo de alta da Selic em 2016

A REAG prevê um novo ciclo de alta da Selic logo no início de 2016. A manutenção da pressão de elevação na inflação, associado à crise político-econômica e às últimas sinalizações do Copom sustentam nossa aposta de mais 0,5 ponto porcentual na Selic na próxima reunião, em janeiro do ano que vem, elevando os juros para 14,75%. Esse novo ciclo de alta se estenderia até o segundo semestre de 2016, quando o Copom adotaria uma descida gradual dos juros, fechando o ano com a Selic ainda em patamar elevado.

02.png

Acreditamos que o novo ciclo de alta da Selic ocorra já na próxima reunião do Copom dada a urgência de reduzir a inflação em um ano eleitoral e da necessidade de o governo mostrar austeridade na sua política monetária, apesar de o aumento da Selic agravar ainda mais a recessão.

Nossa aposta de mais 0,5 ponto porcentual se sustenta no voto de dois membros do Copom pelo aumento da Selic nesse montante. Além disso, nossa posição corrobora o teor da ata do Copom, divulgada ontem pelo BC. O documento aponta que o Bacen está mais propenso para o aperto monetário com a supressão da frase que sugeria estabilidade da taxa de juros por um período prolongado. A ata afirma também que adotará as medidas necessárias para que a inflação fique o mais próximo possível de 4,5% em 2016 e que convirja para o centro da meta de 2017.

Prevemos inflação em torno de10% em 2015 e acima do teto da meta em 2016, devendo iniciar uma trajetória de volta ao centro da meta apenas no final de 2017 (6,2% em dezembro).

Disclaimer

A REAG Investimentos não se responsabiliza por quaisquer ações ou decisões baseadas nas informações contidas em suas publicações. Os dados e análises das suas publicações não devem ser tomados exclusivamente como regra para outras publicações, tomadas de decisão, avaliações e/ou julgamentos. Todas as consequências e responsabilidades pelo uso dos dados ou análises desta publicação são assumidas exclusivamente pelo usuário, eximindo a REAG de todas as ações decorrentes do uso deste material. O acesso a estas informações implica total aceitação deste temo de responsabilidade e uso. A reprodução total ou parcial desta publicação é expressamente proibida, exceto com autorização da REAG ou citação da fonte.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 × 4 =