Compartilhe este post

Mau humor externo faz bolsa fechar em queda e dólar em alta

AGÊNCIA CMA

Por Soraia Budaibes, Paulo Holland, Ricardo Gozzi e Carolina Gama

26/08/21

Mau humor externo faz bolsa fechar em queda e dólar em alta

A Bolsa teve um dia de mau humor e fechou em queda de 1,73%, aos 118.723,97 pontos, com os investidores seguindo o pessimismo em Nova York e à espera do importante evento de amanhã, de Jackson Hole, para tratar sobre a política econômica dos Estados Unidos. A grande expectativa é para a fala do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) sobre o tapering (redução de estímulos).

Por aqui, os investidores se preocupam com a crise hídrica e o impacto na inflação, além das questões fiscais. As ações com peso no índice caíram e favoreceram a retração no Ibovespa. Os papéis do setor financeiro caíram em bloco, as ações da Vale perderam mais de 1% .

Para Simone Pasianotto, economista-chefe da Reag Investimentos, o mau humor na Bolsa é atribuído ao pessimismo no mercado externo e atenção à piora das condições hídricas por aqui. “O mercado lá fora está cauteloso com o evento de Jackson Hole e existe muita preocupação com a crise hídrica, após a fala do Guedes [ministro da Economia] ontem sobre o aumento da energia elétrica”.  O ministro disse que não teria problema a energia elétrica subir um pouco agora.

Mas para Simone, o maior pano de fundo hoje é o evento de Jackson Hole. “O presidente do Fed deve apontar as maiores causas de preocupação com a economia e como a autoridade monetária vai lidar com isso. Não espero uma indicação direta, mas uma sinalização de quando o banco central norte-americano vai diminuir os estímulos monetários drenando a injeção de dinheiro”, enfatizou.

Leia mais em: https://www.agenciacma.com.br/mau-humor-externo-faz-bolsa-fechar-em-queda-e-dolar-em-alta/

Compartilhe este post