Inflação mais alta vai acelerar ritmo de alta dos juros?

Compartilhe este post

Inflação mais alta vai acelerar ritmo de alta dos juros?

REAG mencionada no 6 Minutos nesta quarta-feira, 9 de junho de 2021.

Inflação mais alta vai acelerar ritmo de alta dos juros?
Por Giuliana Saringer e Thiago Lasco
6 Minutos – SÃO PAULO
09/06/2021 – 20:39

A inflação de maio veio acima do esperado pelo mercado e atingiu o maior patamar para o mês em 25 anos (0,83%). Nos últimos 12 meses, acumula uma alta de 8,06%. A dúvida que fica agora é se essa pressão inflacionária respingará na decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que se reúne na próxima semana para definir a taxa Selic, hoje em 3,5% ao ano.

Até agora, a expectativa do mercado era de que a taxa básica de juros terminasse o ano em 5,75% ao ano. A inflação mais alta já afetou algumas expectativas do mercado para a taxa Selic.

Simone Pasianotto, economista-chefe da REAG INVESTIMENTOS, está pessimista e afirma, “a gente tem ainda forte pressão do câmbio, apesar do arrefecimento da taxa nos últimos tempos. E tem uma forte pressão inflacionária provocada pelo desbalanço de oferta das cadeias produtivas globais no qual o Brasil está inserido. Isso deve pressionar os preços localmente até o final do ano. Por isso, achamos que BC deve acelerar o aperto monetário, com Selic de 6% no final do ano, com viés de alta.”

#reagnamidia #inflação #selic #copom

Leia a matéria completa no link: https://bit.ly/2SgthvJ

Compartilhe este post

Menu