Inflação acelera, obriga BC a elevar mais os juros e ameaça contaminar cenário de 2022

Compartilhe este post

Inflação acelera, obriga BC a elevar mais os juros e ameaça contaminar cenário de 2022

JOVEM PAN

Por Gabriel Bosa

25/7 12:00

Inflação acelera, obriga BC a elevar mais os juros e ameaça contaminar cenário de 2022.

 

O avanço da prévia do índice que mede a inflação oficial brasileira para acima do esperado em julho vai obrigar o Banco Central (BC) a assumir uma postura mais arrojada na elevação da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, para evitar que o cenário deste ano contamine ainda mais as perspectivas para 2022. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) foi a 0,72% neste mês, acima da mediana de 0,65% estimada pelo mercado financeiro. Este foi o maior registro para o mês desde 2004 e leva o acumulado nos últimos 12 meses para 8,59%. O resultado divulgado na sexta-feira, 23, foi o último levantamento sobre o IPCA antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), agendada para os dias 3 e 4 de agosto, para definir o futuro dos juros.

“Temos muitas incertezas pairando no ar, e em 2022 ainda estaremos dentro de um ambiente de pandemia. O Banco Central tem de agir rápido e não tentar jogar a sujeira para baixo do tapete como fez no início deste ano”, diz Simone Pasianotto, economista-chefe da Reag Investimentos. Apesar de afirmar que tecnicamente o BC deve somar mais 1 ponto percentual na Selic, Simone diz que a decisão se manterá em 0,75 na próxima reunião.

 

Leia mais em: https://jovempan.com.br/noticias/economia/inflacao-acelera-obriga-bc-a-elevar-mais-os-juros-e-ameaca-contaminar-cenario-de-2022.html

Compartilhe este post