Índice de inflação americana vai definir o rumo do mercado nesta sexta-feira

Compartilhe este post

Índice de inflação americana vai definir o rumo do mercado nesta sexta-feira

Mais Retorno
Por Tom Morooka
25/06

O mercado financeiro amanhece nesta sexta-feira, 25, com a atenção voltada a um importante indicador da inflação americana. Logo cedo, às 9h30, será divulgado nos Estados Unidos o PCE (Personal Consumption Expenditures, em inglês), uma espécie de IPCA para o Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) no monitoramento de a quantas anda a inflação por lá.

Ontem, o dólar fechou a R$ 4,90, no menor valor perante o real desde 9 de junho de 2020.

O PCE é o índice para gastos de consumo pessoal e mede a evolução de preços dos bens e serviços adquiridos pelos consumidores finais, excluindo alimento e energia.

É um dado considerado importante de inflação, porque reflete quanto o americano está disposto a gastar fora os itens da cesta básica de subsistência. Uma despesa custeada, em tese, com o dinheiro que sobra após o desembolso com gastos essenciais.

Simone Pasianotto , economista-chefe da Reag Investimentos, afirma que o PCE está estimado em um intervalo entre 0,3% e 0,6%.
“Se vier acima, sinaliza pressão inflacionária”, mas esse dado não significaria, segundo ela, que o Fed vai alterar os juros no curto prazo. “Isso só aconteceria se a inflação permanecer persistentemente elevada.” Mesmo assim, o dólar poderia ensaiar uma ligeira reação, para depois ficar em compasso de espera.

 

Leia mais no link abaixo:
https://bit.ly/3h6cQve

Compartilhe este post