Compartilhe este post

Nível de atividade se mantém pífio em novembro

Após patinar em outubro (+0,02% MoM), o índice de atividade do Banco Central, o IBC-Br, confirmou o pífio desempenho da economia em novembro, com tímida elevação de apenas 0,29% (com ajuste sazonal) no confronto com outubro. O resultado reflete o fraco desempenho na indústria (+0,1% MoM) e nos serviços (0% MoM), enquanto a retomada do consumo tem ocorrido de forma gradual e bastante volátil. No acumulado do ano, o IBC-Br registrou alta de 1,38% (sem ajuste), enquanto no acumulado em 12 meses até novembro passado, observa-se aumento de 1,44% (também sem ajuste).
graf 1
graf 2
Grande parte dessa alta ordinária do IBC-Br em novembro advém das vendas proporcionadas pela Black Friday. A leitura do IBC-Br do penúltimo mês do ano passado reforça as expectativas da REAG de um crescimento muito acanhado da economia no quarto trimestre. Entre os fatores impeditivos de a atividade econômica avançar com mais desenvoltura, podemos citar a deterioração do mercado de trabalho, as incertezas advindas do ambiente externo, a crise fiscal e as dúvidas que pairam sobre o novo governo de Jair Bolsonaro. Frente a tais obstáculos, a expectativa da REAG é que o PIB também fique praticamente estável no último trimestre de 2018, com crescimento de apenas 1,4% em relação ao mesmo trimestre em 2017, o que levaria a uma expansão anual de 1,2%.
Para 2019, apesar das dúvidas que pairam à retomada, a esperança é de uma expansão do crescimento da economia superior ao que tivemos em 2018. A REAG projeta crescimento muito próximo de 2%, fundamentado por uma melhoria nas condições do mercado de trabalho e puxado basicamente pela melhora da confiança dos empresários e uma menor vicissitude dos cenários político e econômico, apesar das incertezas nos cenários fiscal (principalmente reforma da Previdência) e da economia internacional.
O IBC-Br é considerado uma prévia do PIB e é uma das ferramentas utilizadas pela autoridade monetária para definir a taxa básica de juros. A metodologia inclui números da indústria, comércio, serviços e agropecuária, além dos impostos.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

20 − um =