A agenda econômica desta semana será pautada pela divulgação do PIB do primeiro trimestre, algo previsto para quinta-feira pelo IBGE. O consenso de mercado estima que o PIB do 1º trimestre recuará 0,2%. Com a confirmação do dado, as estimativas de crescimento em 2019 tendem a ser revisadas pelo mercado, mantendo a tendência baixista das últimas semanas.

As estimativas do mercado para o crescimento da economia neste ano seguem uma trajetória de queda por mais de três meses, e na semana passada a previsão era de que o PIB de 2019 fosse de 1,24%. Divulgado nesta segunda-feira, pelo Banco Central, o boletim Focus, apontou divergências na projeção dos analistas do mercado financeiro para o desempenho da economia brasileira em 2019 e 2020. Com isso, na medição, a previsão de crescimento do PIB nacional para 2019 recuou para 1,23%. Já para 2020, o prognóstico do PIB ficou em 2,50%.

Os dados do IBC-Br, levantamento do Banco Central que tenta antecipar o cálculo do IBGE, indicaram um recuo de 0,68% no primeiro trimestre deste ano. Se os dados do IBGE, que serão divulgados na quinta-feira, revelarem um recuo igual ou superior ao previsto pelo Banco Central, é possível ainda que o PIB do último trimestre do ano passado (calculado em 0,1%) seja revisto para baixo. Se esse contexto se confirmar, o país estaria tecnicamente em recessão.

Além disso, ainda serão divulgados os dados de abril de desemprego, indicadores fiscais, contas externas e crédito.

No exterior, a agenda será mais fraca. Atenções se voltam para os dados de gasto pessoal e inflação nos EUA. No Reino Unido, com o anúncio de renúncia de Theresa May em junho, as atenções se voltam para a indicação do novo primeiro-ministro e as consequências para o Brexit. Destaque também para o PMI chinês.

agenda_tabela 27mai2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

16 − catorze =

Menu