Compartilhe este post

Inflação chega a 2 dígitos no acumulado de 12 meses em novembro

Inflação chega a 2 dígitos no acumulado de 12 meses em novembro

O IPCA registra elevação de 10,48% no acumulado de 12 meses em novembro de 2015, ultrapassando a casa dos dois dígitos no acumulado anual pela primeira vez desde 2003. Em meio ao dantesco cenário político que vivemos, essa notícia é apenas mais um ingrediente do bolo de más notícias que o governo vem recebendo nos últimos dias: uma inflação superior a 10% em menos de 12 meses efetivamente desorganiza toda economia e as desorienta as expectativas dos agentes econômicos.

04

Segundo dados divulgados há pouco pelo IBGE, o IPCA de novembro registrou alta de 1,01%, quase o dobro da alta de 0,51% registrada em igual mês do ano passada e também superior à inflação apurada em outubro, de 0,84%. Nos últimos meses, a inflação Para o primeiro trimestre de 2016 o IPCA deverá manter essa tendência de inflação próxima a 1% ao mês, devendo desacelerar discretamente nos meses seguintes. Contudo, é fato que a inflação ficará longe da meta no próximo ano, abaixo de 6,5%. Para 2016, esperamos que a inflação oficial medida pelo IBGE aponte elevação próxima a 7%. Os alimentos in natura respondem por cerca de metade da alta de novembro, seguidos dos repasses dos custos para preços dos itens administrados (energia e combustíveis) e dos insumos que ficaram mais caros devido à desvalorização do câmbio.

Disclaimer

A REAG Investimentos não se responsabiliza por quaisquer ações ou decisões baseadas nas informações contidas em suas publicações. Os dados e análises das suas publicações não devem ser tomados exclusivamente como regra para outras publicações, tomadas de decisão, avaliações e/ou julgamentos. Todas as consequências e responsabilidades pelo uso dos dados ou análises desta publicação são assumidas exclusivamente pelo usuário, eximindo a REAG de todas as ações decorrentes do uso deste material. O acesso a estas informações implica total aceitação deste temo de responsabilidade e uso. A reprodução total ou parcial desta publicação é expressamente proibida, exceto com autorização da REAG ou citação da fonte.

 

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

20 − dezesseis =