Compartilhe este post

Fed surpreende e acena para possibilidade de corte nos juros em breve

Por: Marcelo Fonseca, economista-chefe REAG Investimentos

 

A reunião do comitê de política monetária (FOMC) do Federal Reserve manteve a taxa de juros básica nos EUA estável em 5,4%. Embora largamente esperada, a decisão trouxe diversos elementos que indicam uma virada importante na estratégia de condução da política monetária.

Projeções indicam mais cortes de juros em 2024. O conjunto das projeções econômicas (SEP) divulgado ontem não apenas sinalizou que o comitê já considera o ciclo de aperto monetário concluído, mas também adicionou um corte adicional na expectativa para a taxa das fed funds no próximo ano. Com efeito, a mediana das projeções dos participantes prevê agora que os juros passarão de 5,6% em 2023 para 4,8% ao final de 2024.

Menos inflação, mas com atividade ainda resiliente. A revisão baixista nas projeções para a taxa de juros está ancorada em uma visão mais favorável para a inflação. De fato, a mediana das projeções para o núcleo do PCE recuou de 3,7% para 3,2% em 2023, e de 2,6% para 2,4% em 2024. Esse maior otimismo se deve essencialmente ao recente comportamento benigno da inflação nos últimos meses, já que a expectativa para o crescimento em 2024 se manteve relativamente estável.

Fed começará a debater o início do ciclo de cortes. O ponto alto da reunião, contudo, coube à conferência de imprensa, na qual o presidente do Federal Reserve, J. Powell, reiterou que novas altas nos juros, ainda que possíveis, são improváveis. Mais importante, revelou que o início do afrouxamento monetário poderia ocorrer mesmo antes da inflação retornar para a meta de 2%, e que esse tema (momento para o início do corte dos juros) deverá ser debatido pelo comitê nas próximas reuniões.

A surpreendente mudança na retórica do Fed, que até recentemente alertava para os riscos no campo da inflação, indica a disposição do comitê em reverter parte do aperto monetário no horizonte próximo. Dessa forma, ajustamos nossas expectativas para a política monetária nos EUA, e agora antecipamos que o Fed iniciará um ciclo moderado de redução dos juros já na reunião de março, com as taxas das fed funds encerrando 2024 em 4,8%.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

17 − 12 =