Compartilhe este post

Apertem os cintos, o Fed elevou a taxa de juros

Apertem os cintos, o Fed elevou a taxa de juros

Turbulência à frente. É o que o Brasil deve esperar após o Fed anunciar, há pouco, sua decisão de elevar a taxa de juros, fazendo a taxa mínima passar de zero para uma faixa entre 0,25 e 0,50 por cento.

As taxas americanas estavam próximas a zero desde o fim de 2008, quando o banco central americano interviu para conter a crise econômica internacional. Nossa expectativa é de que a alta anunciada hoje será apenas o início de uma série de aumentos graduais nos próximos dois anos, até que a taxa atinja níveis mais atrativos, em torno de 3%.

07.jpg

O impacto de um aumento dos juros nos EUA nos mercados emergentes variará dependendo do quão estável e ajustada está cada economia doméstica. O Brasil está entre os países emergentes mais ameaçados de sofrer turbulência em seus mercados financeiros com a decisão do Fed de elevar as taxas de juros, ao lado de Turquia, Rússia e África do Sul. Isso porque o país enfrenta críticos desafios na equalização das suas contas públicas, além de queda na confiança dos agentes econômicos, perda do selo de bom pagador (S&P e Fitch), recessão, inflação e crise política em um cenário de possível impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

06.jpg

Juros mais altos nos Estados Unidos tendem a atrair para o país recursos atualmente aplicados em outros mercados, como o Brasil, impondo por consequência maior pressão no câmbio e logo maior pressão de custos sobre a inflação. Em suma, nada é tão ruim que não possa piorar.

Disclaimer

A REAG Investimentos não se responsabiliza por quaisquer ações ou decisões baseadas nas informações contidas em suas publicações. Os dados e análises das suas publicações não devem ser tomados exclusivamente como regra para outras publicações, tomadas de decisão, avaliações e/ou julgamentos. Todas as consequências e responsabilidades pelo uso dos dados ou análises desta publicação são assumidas exclusivamente pelo usuário, eximindo a REAG de todas as ações decorrentes do uso deste material. O acesso a estas informações implica total aceitação deste temo de responsabilidade e uso. A reprodução total ou parcial desta publicação é expressamente proibida, exceto com autorização da REAG ou citação da fonte.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

5 × quatro =

Menu