Agenda Econômica Semanal – 9 a 15 de setembro de 2019

Nenhum comentário

Os dados de julho do IBC-BR, comércio e serviços no Brasil serão destaques esta semana

Os sinais vitais da economia serão aferidos esta semana, muito possivelmente indicando atividade fraca. Teremos na agenda doméstica desta segunda semana de setembro os dados de julho do IBC-BR, o PIB do Banco Central (sexta-feira), o resultado das vendas no varejo (quarta-feira) e a pesquisa mensal de serviços (quinta-feira), que devem reforçar as expectativas de queda da Selic para 5,5%, em dez dias. Esperamos altas de 0,2% do comércio e de 0,5% de serviços. Essas variações são compatíveis com crescimento de 0,1% do PIB no terceiro trimestre.

O investidor confere também as primeiras prévias da inflação de setembro, com as parciais do IPC-S, (segunda-feira), IGP-M (terça-feira) e IPC-Fipe, na (quarta-feira). O relatório Prisma fiscal de agosto está previsto para sair na quinta-feira. Sem data confirmada pela Receita, para os próximos dias é esperada a arrecadação federal de agosto. Na manhã desta segunda-feira, a pesquisa Focus (do Banco Central) mostrou que a expectativa de crescimento da economia em 2019 seguiu em 0,87%. Há quatro semanas, a estimativa de alta era de 0,81%. Para 2020, o mercado financeiro alterou a previsão de alta do PIB, de +2,10% para +2,07%.

No exterior, o foco será a reunião de política monetária do BCE. Há expectativa de um corte de 0,1% na taxa de depósito e anúncio de ampliação do programa de Quantitative Easing. O BCE busca fazer frente à forte desaceleração da economia da Área do Euro, mas tem instrumentos limitados, uma vez que a taxa de juros já está muito próxima de zero. O BCE faz reunião na quinta-feira para anunciar pacote de estímulos, enquanto a crise do Brexit complica as perspectivas para a economia europeia. Nos EUA, entre os indicadores da semana, o destaque vai para a inflação ao consumidor (CPI) de agosto (quinta-feira) e vendas no varejo (sexta-feira). Ainda nesta segunda-feira, saem a balança comercial da Alemanha e do Reino Unido, onde será divulgada ainda, no mesmo horário, a produção industrial. Todos os indicadores se referem ao mês de julho. A semana reserva ainda os relatórios mensais da Opep (quarta-feira) e da AIE (quinta-feira) sobre o mercado de petróleo. A leitura é de uma economia global desacelerada.

Category: Agenda Semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu