Compartilhe este post

Agenda Econômica Semanal – 7 a 13 de janeiro de 2019

IPCA de 2018 está no radar do mercado nesta semana

Os resultados do IPCA de 2018 e da produção industrial de novembro serão os destaques da agenda econômica desta semana no Brasil. O IPCA deve encerrar o ano passado com alta de 3,66%, novamente abaixo do centro da meta e com dinâmica favorável, com núcleos subindo ao redor de 3% nos últimos 6 meses. Em 2017, o IPCA havia encerrado o ano em 2,95%. O IPCA de dezembro (sexta-feira) deve subir de –0,21% para 0,07%, impulsionado pelo encarecimento das passagens aéreas, bem como pela aceleração dos preços das Carnes e Cereais.

Na terça-feira, o IGP-DI de dezembro deve continuar no terreno negativo, ao passar de –1,14% para –0,40%. A queda no preço do leite, o barateamento dos combustíveis e a acomodação no preço do minério de ferro devem ajudar a manter o índice no campo deflacionário. Aliviando o ritmo de queda do índice, destaque para o encarecimento do milho e da soja. Com o dado, o índice deve encerrar o ano em 7,15%, ante 8,38% em novembro e –0,42% em 2017.

A recuperação da indústria tem sido mais moderada do que aquela observada no comércio, o que pode limitar a velocidade de retomada do PIB. Projetamos ligeira alta da produção industrial em novembro (terça-feira) de 0,2%, refletindo o maior fluxo de veículos pesados nas estradas (0,6%, MoM), o forte número de importação de bens de capital. A melhora da confiança e a queda da incerteza, após a definição do quadro político, também devem ajudar. Na terça-feira, a Anfavea divulgará seus números de dezembro sobre o setor automotivo.

Na agenda internacional, os mercados seguirão focados nos EUA (inflação ao consumidor e ata da última decisão de política monetária do FOMC). As atenções estarão voltadas para o detalhamento da decisão que aumentou a taxa de juros em dezembro e a visão do Fed sobre os possíveis efeitos da piora registrada em alguns ativos financeiros sobre a atividade nos EUA. Dada a desaceleração recente em alguns indicadores, os dados de crédito e da balança comercial na China também merecem destaque. Por fim, o Brexit voltará a ser discutido pelo Parlamento do Reino Unido no próximo dia 09.

tab

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quinze + 12 =