Compartilhe este post

Agenda Econômica Semanal – 3 a 10 de outubro de 2022 : Na agenda doméstica, destaque para os dados de atividade

Importantes indicadores referentes a agosto permitirão uma leitura melhor da atividade no terceiro trimestre. Na quarta-feira, o IBGE divulga a produção industrial. Esperamos uma contração de 0,7% MoM, tendo em vista que indicadores coincidentes, como a produção de aço e o nível de utilização da capacidade instalada na indústria, recuaram no período. Por outro lado, a produção de veículos foi positiva, o que pode atenuar a queda desse índice.

Na sexta-feira, serão conhecidos os dados do comércio para o mesmo período. Esperamos um recuo na margem de 1,0% para o varejo restrito, em linha com o que apontam as consultas ao SCPC e Usecheque. Já o varejo ampliado deve apresentar um desempenho melhor, com estabilidade na comparação como o mês anterior, em função do bom desempenho das vendas de veículos, conforme antecipado pelos dados da Fenabrave. Além dos indicadores coincidentes, os juros elevados e a migração para o consumo de serviços reforçam as perspectivas de um resultado negativo para as vendas no comércio. Indicadores de menor relevância para o mercado, mas já com dados de setembro, também serão conhecidos, como a balança comercial na segunda, as vendas de veículos da Fenabrave na terça e os de produção da Anfavea na quinta.

Por fim, o IGP DI referente a setembro, que será conhecido na quinta feira, é o destaque do lado da inflação, cuja leitura deve trazer deflação de 0,85%. Com isso, o IGP-DI acumulado em 12 meses ficaria em 8,34%. Entre seus componentes, tanto os preços aos consumidores quando aos produtores devem apresentar deflação, sendo essa mais intensa no atacado. Os preços do minério de ferro, dos combustíveis e de determinados gêneros alimentícios, como o leite, devem contribuir para a deflação. Já os custos da construção, que possuem menor peso no índice, devem apresentar leve alta no mês, com aumento do custo da mão-de-obra. Caso se confirme, esse seria o terceiro mês consecutivo com deflação no IGP-DI.

Nos EUA, os dados do mercado de trabalho americano referentes a agosto serão o foco nesta semana, com a divulgação do Relatório da ADP na quarta e do Payroll na sexta. Está claro que os números de emprego e a evolução dos salários são as métricas de atividade que o Fed está olho. Portanto, os dados de sexta feira serão importantes para precificação dos movimentos futuros da política monetária americana. A expectativa de continuidade do aperto no mercado de trabalho deve reforçar a avaliação de que a política monetária terá que seguir avançando em terreno contracionista. Diversos discursos de membros do Fed ocorrerão ao longo da semana.

O relatório de emprego da ADP tende a acelerar o número de vagas formais geradas no mês de setembro, registrando 200k ante 132k do dado anterior. Ainda na quarta, é esperado que a balança comercial de agosto registre déficit de US$67,9 bi e que o índice de atividade não industrial (ISM) de setembro mostre queda de 56,9 para 56,5 pontos. Também na quarta os dados semanais de solicitações de empréstimos hipotecários e os estoques de petróleo bruto serão divulgados.

Já para o Payroll de setembro está sendo esperada a manutenção da taxa de desemprego em 3,7%. A leitura final dos estoques no atacado de agosto também será divulgada, assim como os dados de crédito ao consumidor referente a agosto, para o qual é esperado saldo de US$25 bi.

Na Europa, a ata do BCE referente a última reunião do Banco será o foco principal da próxima semana. Espera-se que novos detalhes da condução da política monetária sejam apresentados na próxima quinta-feira onde o BCE deve preparar terreno para elevação de todas as três taxas da política monetária em 75 pontos base, em outubro.

Nesta semana, na China, a agenda de indicadores é esvaziada diante do Feriado Nacional. O PMI de serviços da Caixin (sexta) deve registrar queda de 55,0 para 54,5 em setembro. Ainda na semana, dados da balança comercial de setembro deverão ser divulgados.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

18 + nove =